Brochado, M. (coord.). Direito e Estado entre Mundo Analógico e Era Digital: reflexões de fronteira em homenagem a Wolfgang Hoffmann-Riem. Editora Dialética.

Direito e Estado entre Mundo Analógico e Era Digital
Reflexões de fronteira em homenagem a Wolfgang Hoffmann-Riem
Gonçal Mayos contribueix amb el capítol:
Crítica al turbojudiciario productivista, gerencial y de inteligencia artificial; temor de que la artificialidad humana culmine en "obsolescencia prometeica’"(pp. 531-547).
Este livro foi idealizado em homenagem a Wolfgang Hoffmann-Riem, o mais notável jurista alemão que se dedica a enfrentar as temáticas afetas ao Direito Digital. A originalidade e a densidade de sua obra o situam num patamar diferenciado: como hermeneuta dos grandes desafios jurídicos que gravitam em torno de um eixo comum, quais sejam, as relações jurídicas decorrentes da progressiva algoritmização das vivências humanas e a consequente anonimização da própria vida.
A obra Direito e Estado entre Mundo Analógico e Era Digital: reflexões de fronteira em homenagem a Wolfgang Hoffmann-Riem, organizada pela Professora Mariah Brochado, traz textos de renomados autores que aqui ofertam o fruto mais precioso de seus espíritos: suas reflexões.
Objetivando retratar a fronteira tecnológica atravessada neste início de século, a “encruzilhada” referida no título do livro simboliza o desafio que o inspira: a diversidade disruptiva maquínica que conforma o horizonte hermenêutico do devir civilizacional deste tempo.
Tal fenômeno planetário, sem precedentes equivalentes em termos de evolução técnica e de graves impactos nas subjetividades (actantes que são das narrativas digitais), impõe ao Direito a tarefa de harmonizar tradição e inovação para cumprir seu desiderato: realizar justiça, seja on-line, off-line ou on-life.
E Hoffmann-Riem é, nesse sentido, um “desbravador de fronteiras” único, um autêntico Grenzgänger — tal como Wolfgang Schulz o espelha na entrevista que inaugura a obra.